O setor de serviços cobre todo um espectro de diferentes tipos de negócios, mas um elemento comum que todos compartilham é o desempenho de atividades em que há pouca, se houver, transferência de propriedade ou uso de propriedade. Os prestadores de serviços também compartilham a característica comum de geralmente não estarem sujeitos a impostos sobre vendas e uso dos serviços que prestam. No entanto, essa exclusão não é absoluta.
Nos últimos anos, o número de pequenas empresas no setor de serviços de nossa economia cresceu a um ritmo incrível como funciona o imposto sobre serviços. Essa taxa de crescimento se deve em grande parte ao fato de que os empreendedores de hoje reconhecem que qualquer aspecto de nossas vidas ocupadas que possa ser facilitado ou mais eficiente fornece um terreno fértil para um negócio de serviços.
Além disso, agora existem pequenas empresas que estão indo frente a frente com as grandes corporações para oferecer serviços que antes eram fornecidos apenas pelas grandes corporações. Por exemplo, no passado, as empresas de telefonia eram frequentemente as únicas fornecedoras de serviços de rede e instalação. Agora, um grande número de pequenas empresas de telecomunicações locais oferecem clientes individuais e corporativos o mesmo tipo de serviços de instalação e manutenção que as grandes empresas de telefonia fazem, e muitas vezes a preços competitivos. Acompanhando essa expansão no setor de serviços tem sido uma expansão do interesse dos Estados em impor imposto sobre vendas sobre serviços.
Em muitos estados, os serviços podem ser prestados sem incorrer em qualquer responsabilidade fiscal sobre vendas. Além disso, essa exclusão do imposto sobre vendas também se estende a qualquer propriedade ou equipamento incidental que possa estar incluído no preço do serviço que você fornece.
Se você for auditado, o avaliador fiscal pode bater em você com vendas adicionais ou imposto de uso, e juros e penalidades, para os serviços prestados e qualquer equipamento instalado se parecer que seu cliente não estava comprando seus serviços, mas em vez disso estava comprando o equipamento que você estava incluindo no custo de seus serviços como funciona o crédito Pronampe.
Para cumprir adequadamente a lei de imposto sobre vendas do seu estado, você precisará determinar se o serviço que você está fornecendo é secundário em importância (“incidental”) para a instalação do equipamento. Para ajudar a fazer a determinação, várias autoridades fiscais estaduais desenvolveram uma análise chamada “teste de objetos verdadeiros”, que eles aplicam à transação total. Usando o teste True objects, você pode ter uma ideia melhor se uma transação será tributável determinando se o serviço prestado ou a propriedade adquirida foi o objetivo principal, ou o objeto verdadeiro, da transação.
Quando você fornece ao seu paciente Serviços Odontológicos, bem como um raio-X ou enchimento de ouro, o cliente está claramente pagando pelos serviços realizados. A propriedade tangível real recebida-um raio – X, enchimento de ouro ou qualquer outro material que você possa realmente segurar em sua mão-é incidental ao serviço real fornecido.
Por outro lado, se o seu negócio de reparo de computador colocar uma fonte de alimentação e ventilador, um novo cabo RS232, um novo monitor e software atualizado para o seu cliente, então você provavelmente terá que pagar imposto sobre vendas. O equipamento de computador e software que você instalou é o objeto da venda ao cliente – não o trabalho real que levou para instalar este novo equipamento.
Atualmente, muitos estados excluem provedores de serviços de vendas e usam impostos. No entanto, vários legisladores estaduais começaram a reexaminar a exclusão do serviço da responsabilidade fiscal sobre vendas porque percebem que uma fonte potencialmente grande de receitas não é coletada. Então, como você pode esperar, esses legisladores estão trabalhando para mudar suas leis para tratar alguns, se não todos, serviços como tributáveis.
Por exemplo, no Havaí, Novo México e Dakota do Sul, um imposto sobre vendas é imposto a todos os serviços prestados. Nos outros estados, os legisladores adotaram uma abordagem fragmentada e incluíram alguns tipos de serviços como tributáveis, deixando outros não tributáveis.
Essa questão de taxabilidade na compra de suprimentos e materiais é comum tanto ao setor de Serviços quanto ao setor de construção. Na maioria dos estados, as compras de suprimentos e materiais feitos por empresas de serviços são geralmente tributáveis no momento da compra, porque a maioria dos Estados trata essas empresas como consumidores finais.
Como consumidores finais, não se espera que você Revenda os suprimentos e materiais, mas sim os use para seu próprio consumo comercial. Alguns estados, no entanto, podem permitir que você trate materiais e suprimentos como uma compra de estoque de revenda se, quando você faturar seus próprios clientes, peças e suprimentos fornecidos com o serviço forem declarados separadamente e faturados na fatura.